Como estimular a autoestima de seu filho?

Veja como pais e familiares podem ajudar a desenvolver uma boa autoestima nas crianças

Você sabia que a forma como as crianças são tratadas nos primeiros anos de vida influenciam a autoestima que elas terão no futuro? Essa é a conclusão do psicólogo Dr. Jeree Pawl, em uma entrevista para a organização Zero to Three, nos Estados Unidos. Segundo ele, pais e familiares ajudam a estimular a autoestima das crianças desde o nascimento.

Tratar o bebê com amor e atenção, além de encorajar que ele explore o mundo e seus brinquedos influencia a forma como a criança vai enxergar a si mesma. A organização Zero to Three listou algumas atitudes que pais e familiares podem ter para auxiliar a formação da autoestima da criança:

DEIXE O BEBÊ EXPLORAR O MUNDO

A criança precisa descobrir o que consegue fazer e como lidar com as próprias emoções. Dar a chance de que ela entenda como um brinquedo funciona, por exemplo, é uma forma de ensinar desde cedo que ela é capaz de resolver seus problemas.

MOSTRE EMPOLGAÇÃO COM AS NOVAS DESCOBERTAS

Comemore e faça uma festa quando seu filho conseguir realizar algo novo, como alcançar um brinquedo ou rolar no colchão. Isso faz com que o bebê se sinta orgulhoso de suas conquistas.

ELOGIE SEU FILHO

Crianças desenvolvem uma boa autoestima e autoconfiança por meio das interações com adultos. Por isso, procure tratar o bebê com carinho e amor. Sorrisos, beijos e abraços também possuem um importante papel.

ESTEJA POR PERTO PARA AJUDAR

Não é preciso resolver tudo para o bebê, mas estar ao seu lado disposto a ajudá-lo é uma forma de fazer com que ele confie em você. Assim, ele começa a entender que pode explorar o mundo o quanto quiser, pois você estará por perto.

LEIA TAMBÉM

x