Nutrição e ambiente: fatores que influenciam o desenvolvimento cognitivo infantil

Nutrição e ambiente: fatores que influenciam o desenvolvimento cognitivo infantil

Estudo mostra que hábitos e ambientes saudáveis são importantes para o cérebro da criança

Nutrição e ambiente: fatores que influenciam o desenvolvimento cognitivo infantil

Você sabia que consumir frutas durante a gestação é importante para o desempenho de seu filho? Segundo estudo publicado em janeiro de 2016 pela Universidade de Alberta, no Canadá, uma dieta rica em frutas durante a gestação influencia no processo de desenvolvimento cognitivo das crianças.

Diversos tipos de frutas já fazem parte da dieta de milhares de brasileiros, e são ainda mais importantes na gravidez. De acordo com a pesquisa, gestantes que consumirem maior quantidade de frutas durante a gestação têm filhos com maior performance cognitiva. E a possível explicação é, que tais alimentos oferecem uma vasta gama de nutrientes de que o nosso corpo necessita para manter boa saúde.

Porém, a nutrição é apenas um dos fatores relacionados ao crescimento das crianças. A genética e os fatores ambientais, como a educação, também podem melhorar ou atrapalhar a performance.
Uma dieta balanceada durante a gestação e as propostas corretas de estímulos após o nascimento são fundamentais nos primeiros 1000 dias da criança!

Referências

Bolduc FV, et al. Cognitive Enhancement in Infants Associated with Increased Maternal Fruit Intake During Pregnancy: Results from a Birth Cohort Study with Validation in an Animal Model. EBioMedicine 8; 2016: 331–340.

LEIA TAMBÉM

Quais vitaminas são importantes para os primeiros 1000 dias de seu filho?

Descubra qual o papel das vitaminas no desenvolvimento da criança desde a gestação até os primeiros anos de vida

Ver mais

10 benefícios da amamentação para mãe e filho

Os primeiros sete dias do mês de agosto marcam uma data muito especial: a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM).

Ver mais

Amamentação previne obesidade infantil

Cerca de 41 milhões de crianças menores de cinco anos estão acima do peso no mundo todo.

Ver mais

Nós usamos cookies para operacionalizar o site e melhorar cada vez mais sua experiência de navegação. Para mais informações acesse a Política de cookies | Política de privacidade.

Prosseguir