Estimule seu filho a colaborar com você desde pequeno

Estimule seu filho a colaborar com você desde pequeno

Descubra como ensinar a criança a participar das atividades do dia a dia ainda nos primeiros anos de vida

Estimule seu filho a colaborar com você desde pequeno

Fazer seu filho colaborar com você não é uma tarefa fácil. Enquanto ele cresce, talvez demore um tempo até que consiga entender a importância de arrumar os brinquedos espalhados, por exemplo, ou contribuir com a organização da casa. Por isso, é tarefa dos pais ensinar como a criança deve se comportar. E não é preciso esperar muito tempo, os primeiros estímulos podem começar ainda nos primeiros anos de vida da criança, conforme publicação da organização sem fins lucrativos Zero to Three. Veja como:

Faça ele imitar você

Por volta dos 9 meses, geralmente, a criança passa a imitar os adultos. Aproveite esse momento! Quando guardar um brinquedo em uma caixa, deixe que o pequeno faça o mesmo em seguida.

Trabalhe em conjunto

Use o momento de guardar os brinquedos como uma atividade divertida entre pais e filhos. Assim, a criança aprende desde pequena a importância de trabalhar em equipe.

Elogie!

Agradeça seu filho sempre que ele lhe ajudar. Parabenizar atitudes corretas estimula que ele repita a atitude no futuro.

Em cada uma dessas atividades, tente mostrar para a criança que, quando as pessoas se ajudam, todo mundo fica feliz. Quando ela quiser brincar, por exemplo, peça ajuda para arrumar alguma coisa antes; assim, vocês podem ir brincar mais rápido e ela vai entender que colaborar com pais e familiares é importante para ela também.

Referências

Tips on helping your child learn too cooperate. Zero to Three. 2010. Disponível em: zerotothree.org

LEIA TAMBÉM

Temperamento: o que é e como lidar com as singularidades do seu filho

Quando o bebê começa a se tornar mais independente e a interagir com outras pessoas, sua personalidade fica mais evidente.

Ver mais

O que são funções executivas e por que elas são importantes para crianças?

Entenda a maneira que as funções executivas afetam o desempenho do pequeno no presente e no futuro.

Ver mais

Atividades físicas ajudam o desenvolvimento de crianças

Brincadeiras dinâmicas e pequenos exercícios diários são úteis para combater o sedentarismo infantil.

Ver mais

Nós usamos cookies para operacionalizar o site e melhorar cada vez mais sua experiência de navegação. Para mais informações acesse a Política de cookies | Política de privacidade.

Prosseguir