Dormir bem : como o sono influencia o desenvolvimento da criança

Dormir bem: como o sono influencia o desenvolvimento da criança

O sono tranquilo tem um papel fundamental nos primeiros anos de vida do pequeno

Dormir bem : como o sono influencia o desenvolvimento da criança

O sono tranquilo tem um papel fundamental nos primeiros anos de vida do pequeno.

Nada como uma boa noite de sono para se preparar para o dia seguinte, não é? Isso também vale para as crianças. Durante a infância, elas passam por transformações gigantescas que exigem descanso. Mas qual o papel do sono no crescimento infantil?

Segundo artigo da Enciclopédia sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância, hábitos sadios de sono são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo, comportamental, físico e até emocional dos pequenos.

Crianças que dormem pouco ou, pior, que costumam acordar com frequência durante a noite podem sofrer impactos negativos no comportamento. De acordo com o estudo, elas podem ficar mais agressivas quando não dormem bem. Além disso, os problemas no sono muitas vezes afetam a estrutura da família toda: é comum que pais acabem indo dormir no quarto dos filhos ou que não durmam, gerando situações de estresse.

Melhorar o sono da criança, além de prevenir possíveis distúrbios, é importante para a rotina familiar. Os pais devem estabelecer uma rotina diária, com horários para dormir e acordar. Quanto mais cedo conseguirem regular o sono do pequeno, melhor para todos!

Referências

De que forma o sono influencia no desenvolvimento infantil? Radar da Primeira Infância. 2015. Disponível em: radardaprimeirainfancia.org.br
Sono. Enciclopédia sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância. Disponível em: enciclopedia-crianca.com

LEIA TAMBÉM

O papel das políticas públicas nos primeiros 1000 dias

A criação dos filhos está diretamente associada à figura da mãe, mas ela não deve ser a única responsável por essa tarefa.

Ver mais

O impacto da violência doméstica no desenvolvimento dos bebês

Mesmo os bebês menores são prejudicados pela violência doméstica, que pode afetar diversas áreas de suas vidas, como as relações sociais.

Ver mais

Cuidado, estímulo e afeto são essenciais para um atendimento de qualidade nas creches

Com base em pesquisa sobre a primeira infância, realizada pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, especialistas sugerem uma série de iniciativas para melhorar o atendimento nas creches e assim garantir o desenvolvimento adequado de crianças de até 3 anos.

Ver mais

Nós usamos cookies para operacionalizar o site e melhorar cada vez mais sua experiência de navegação. Para mais informações acesse a Política de cookies | Política de privacidade.

Prosseguir