Você sabe o que é o colostro?

A primeira fase do leite materno é rica em proteína e imunoglobulina

O leite materno passa por três diferentes fases: o colostro, o leite de transição e leite maduro.


Você sabe o que é o colostro

O colostro é o primeiro leite produzido pela mãe, logo após o parto. Ele transforma-se gradualmente no leite materno maduro e, segundo um estudo publicado pelo Hospital St. Mary, de Londres, contém importantes fatores de crescimento e proteção para o bebê.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de idade e o prolongamento até os 2 anos.

Composição do colostro

Diferente do leite maduro, o colostro possui altas concentrações de proteína e baixa concentração de lactose e gordura, o que faz dele a parte mais líquida do leite materno.

Outro componente encontrado em maior concentração no colostro são as imunoglobulinas, um tipo de proteína com ação bem expressiva para o desenvolvimento do sistema imunológico do bebê. Por isso, amamentar desde as primeiras horas de vida, além de beneficiar o bebê com o leite materno, também é um ato de carinho e ligação entre a mãe e o bebê, e sua importância é fundamental nos primeiros 1000 dias!

Conheça mais sobre as outras fases do leite materno.


Bibliografia: Andreas NJ, Kampmann B, Le-Doare KM. Human breast milk: a review on its composition and bioactivity. Early Hum Dev. 2015;91(11):629-35.