Quatro cuidados para se prevenir contra infecções alimentares na gravidez

Veja o que fazer para evitar a ingestão de alimentos contaminados durante a gestação

Você sabia que grávidas ficam ainda mais vulneráveis às doenças de origem alimentar? De acordo com artigo publicado pela Academy of Nutrition and Dietetics, isso acontece porque, durante a gravidez, a mulher passa por mudanças hormonais que afetam seu sistema imunológico.

Alguns cuidados devem ser redobrados nesse período. Veja quais são os quatro passos que a FDA, o órgão que controla alimentos e medicamentos nos Estados Unidos, indica para a segurança alimentar da grávida:
Quatro cuidados para se prevenir contra infecções alimentares na gravidez
Lave tudo!
Certifique-se que mãos, superfícies e utensílios estejam sempre bem lavados antes de cozinhar.

Separe os alimentos
Evite que carnes cruas e mantimentos não-higienizados entrem em contato com a comida já pronta. Na geladeira, coloque todos os alimentos em recipientes fechados.

Cozinhe bem antes de comer
Tenha cuidado ao preparar a comida. Os alimentos precisam estar bem cozidos para evitar sua contaminação, principalmente carnes, peixes e ovos.

Armazene adequadamente
O frio ajuda a interromper o ciclo de vida das bactérias. O indicado é guardar os alimentos na geladeira ou freezer para que se mantenham seguros.

Bibliografia: Position of the Academy of Nutrition and Dietetics: Nutrition and Lifestyle for a Healthy Pregnancy Outcome. J Acad Nutr Diet. 2014; 114:1099-1103.

While You’re Pregnant – What is Foodborne Illness?. FDA – U.S. Food and Drug Administration. Disponível em: fda.gov