Quais nutrientes são importantes para o meu bebê?

Estudo revela que vitaminas e sais minerais ajudam no desenvolvimento de seu filho

Como saber quais vitaminas e sais minerais são necessários para o bebê? Um estudo publicado pela revista médica Nutrition Reviews relacionou alguns micronutrientes com papel de destaque no crescimento e desenvolvimento do bebê nos primeiros 1000 dias. Para os especialistas, esses nutrientes auxiliam na aquisição das habilidades cognitivas, motoras e socioemocionais da criança. Veja quais são eles e entenda o que fazem por seu filho:Quais nutrientes são importantes para o meu bebê
Ferro
Tem relação com a capacidade de aprendizado e a atenção da criança e pode ter efeito no desempenho escolar e acadêmico no futuro. Esse nutriente deve estar presente na dieta, principalmente durante a gestação e nos primeiros anos de vida da criança.

Iodo
É importante para a produção dos hormônios da tireoide, que auxiliam na maturação do sistema nervoso central. Durante a gravidez, pode evitar problemas de má formação do feto.

Zinco
É o quarto elemento mais abundante no cérebro e desempenha um papel expressivo no desenvolvimento de suas estruturas.

Vitaminas B
As vitaminas do complexo B são importantes para o crescimento e fornecimento de energia para o cérebro.

A nutrição do bebê está intimamente ligada a alimentação adequada da mãe durante a gravidez e o período de amamentação. O leite materno possui as vitaminas e minerais necessários para o bebê, por isso a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a amamentação exclusiva nos primeiros 6 meses de vida, podendo ser prolongada até os 2 anos ou mais.

Bibliografia: Prado EL, Dewey KG. Nutrition and brain development in early life. Nutr Rev. 2014;72(4):267-84.