Quais exercícios físicos posso praticar na gravidez?

Veja algumas das atividades físicas indicadas para grávidas durante essa fase

Você sabe quais exercícios pode e quais não pode praticar durante a gravidez? Um estudo publicado pela Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia apontou indicações e contraindicações para a prática de atividades físicas por gestantes. Veja quais tipos de atividade física o artigo recomenda para grávidas:
Quais exercicios fisicos posso praticar na gravidez
Alongamento
É parte fundamental na rotina de exercícios da gestante. O alongamento ajuda a relaxar os músculos e a melhorar a postura, além de ser uma forma de prevenção contra dores musculares.

Yoga e pilates
São atividades que ajudam a reforçar a resistência muscular, o que deixa o corpo mais preparado para lidar com a sobrecarga de peso durante a gravidez.

Caminhada e atividades na água
Natação e hidroginástica, além de caminhadas, auxiliam na capacidade aeróbica e no condicionamento físico da mulher.

A recomendação é que grávidas evitem esportes de contato ou que tenham risco de quedas ou traumas no abdome. Todos os exercícios devem ser liberados por um médico e supervisionados por um profissional especializado, que vai adaptá-los às condições de cada gestante.

Bibliografia: Nascimento SL, et al. Recomendações para a prática de exercício físico na gravidez: uma revisão crítica da literatura. Rev Bras Ginecol Obstet. 2014;36(9):423-31.