Quais cuidados a gestante deve tomar na hora de praticar exercícios?

Determinados cuidados são essenciais para que as atividades físicas sejam benéficas para a gestação

Ser ativa fisicamente durante a gravidez pode trazer diversos benefícios para a mulher, como diminuir o ganho de peso e aliviar cãibras e fadiga. Porém, para que a prática de exercícios físicos se mantenha saudável, é preciso seguir as orientações de um profissional da saúde e tomar certos cuidados. Saiba quais são esses cuidados, de acordo com artigo publicado pela Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia:
Quais cuidados a gestante deve tomar na hora de praticar exercícios
Tome muita água!
A gestante deve redobrar a atenção com sua hidratação antes, durante e após os exercícios. A recomendação da Academy of Nutrition and Dietetics (ADA) é de que mulheres grávidas devem consumir pelo menos 3 litros de água por dia.

Alimente-se bem
Nutrição adequada é essencial para uma gravidez saudável, ainda mais quando há a prática de atividades físicas. Procure um profissional de saúde para que ele indique a melhor dieta nesse período. Além disso, recomenda-se que as refeições sejam feitas entre 30 e 60 minutos antes dos exercícios.

Evite temperaturas extremas
Realizar atividades físicas com calor ou frio excessivo não é recomendado. Procure se exercitar no início da manhã e/ou no fim de tarde.

Cuidado com a umidade do ar e o ambiente
Tenha atenção também com a qualidade do ar. Se a umidade estiver muito baixa, não se exercite ao ar livre. Locais fechados e sem ventilação também devem ser evitados.

Lembre-se de sempre consultar seu médico antes de começar a se exercitar.

Bibliografia: Nascimento SL, et al. Recomendações para a prática de exercício físico na gravidez: uma revisão crítica da literatura. Rev Bras Ginecol Obstet. 2014;36(9):423-31.

Position of the Academy of Nutrition and Dietetics: Nutrition and Lifestyle for a Healthy Pregnancy Outcome. J Acad Nutr Diet. 2014; 114: 1099-1103.