Posso praticar exercícios durante a gravidez?

Adotar hábitos saudáveis nessa fase da vida é importante para a saúde da gestante e do bebê

A gravidez, normalmente, é um período de cuidados, grandes descobertas e diversas dúvidas. Por um longo tempo, por exemplo, muitas mulheres não sabiam se podiam praticar exercícios durante a gestação. Mas esse cenário mudou. Hoje, as atividades físicas não são apenas permitidas nesse período, mas também recomendadas.
Posso praticar exercícios durante a gravidez
Segundo o guia de regras com as indicações e contraindicações da prática de exercícios por grávidas da American College of Obstetricians and Gynecologists (ACOG), as atividades físicas ajudam a evitar diversos problemas que o sedentarismo pode trazer para a gestação. Entre eles, o ganho excessivo de peso e as alterações de glicemia (taxa de açúcar no sangue) e da pressão arterial.

Mulheres ativas fisicamente durante a gravidez também podem evitar complicações e a antecipação do parto. Além disso, essas gestantes têm mais facilidade em perder o peso que foi adquirido durante a gestação.

A recomendação dos especialistas é praticar exercícios com a supervisão de um profissional capacitado – hoje, muitos oferecem programas focados exclusivamente em mulheres grávidas e adaptam os exercícios conforme as condições específicas de cada gestante.

Bibliografia: Nascimento SL, et al. Recomendações para a prática de exercício físico na gravidez: uma revisão crítica da literatura. Rev Bras Ginecol Obstet. 2014;36(9):423-31.