Por que a amamentação ajuda na luta contra a anemia?

O aleitamento materno pode ser um importante aliado na batalha contra a anemia por falta de ferro em crianças

O leite materno é o alimento perfeito para o bebê. Ele contém todos os nutrientes que a criança precisa para crescer e desenvolver suas habilidades ao longo da vida, inclusive uma quantidade significativa de ferro. Por isso, o aleitamento materno é uma das formas de ajudar na prevenção contra a anemia em crianças, segundo artigo publicado pela Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia.
Por que a amamentação ajuda na luta contra a anemia
Para os especialistas, o aleitamento exclusivo até os 6 meses faz com que os pequenos adquiram grandes reservas de ferro. Essas reservas vão ser importantes, principalmente, para os 2 primeiros anos de vida do bebê, quando a velocidade de crescimento da criança é grande. O ferro do leite materno auxilia o desenvolvimento cognitivo do bebê e pode ter influência até em seu rendimento escolar no futuro.

O Ministério da Saúde e a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendam o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses, podendo ser mantido até os 2 anos de idade ou mais. Lutar pela amamentação é uma forma também de lutar contra a anemia por falta de ferro em crianças e seus sintomas mais frequentes, como irritabilidade, apatia, fadiga e diminuição da capacidade física.

Lembre-se que o acompanhamento de um médico é imprescindível nos primeiros anos de vida do bebê. Assim, os pais podem se certificar de que a dieta dos filhos é rica em todos os nutrientes que precisam para seu desenvolvimento.

Bibliografia: Braga JAP, Vitalle, MSS. Deficiência de ferro na criança. Rev. Bras. Hematol. Hemoter. 2010;32(Suppl 2): 38-44.