O que são funções executivas e por que elas são importantes para crianças?

Entenda a maneira que as funções executivas afetam o desempenho do pequeno no presente e no futuro

Você já parou para pensar como as crianças começam a controlar emoções, pensamentos e as próprias escolhas? Essas aptidões estão relacionadas a algo chamado “funções executivas”, um conjunto de funções no cérebro que auxilia o raciocínio. E, de acordo com uma publicação do The Huffington Post do ano passado, elas são fundamentais para o futuro dos pequenos.

As funções executivas são a parte do cérebro que ajuda seu filho a raciocinar.

A publicação aponta que essas habilidades auxiliam as crianças a analisar as possibilidades e tomar decisões. Além disso, são importantes para atenção, memória e para um aprendizado rápido. Tudo isso pode ter um papel de peso no desempenho dos pequenos na escola.
O que são funções executivas e por que elas são importantes para crianças_
Pais e familiares podem ajudar no desenvolvimento dessas aptidões. Segundo cartilha disponível no site Enciclopédia sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância, a recomendação é incentivar a independência da criança durante as atividades. Brincadeiras de faz-de-conta e um bom relacionamento familiar também impactam o progresso das funções executivas.

Bibliografia: A importância de desenvolver as funções executivas na Primeira Infância. Radar da Primeira Infância. 2015. Disponível em: radardaprimeirainfancia.org.br

Funções executivas – como ajudar seu filho a pensar antes de agir. Enciclopédia sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância. Disponível em: enciclopedia-crianca.com

The Huffington Post. 2015. Disponível em: huffingtonpost.com