A importância de alimentos ricos em ferro na dieta de seu filho

Entenda por que esse nutriente é tão necessário para o crescimento e o desenvolvimento da criança nos primeiros 1000 dias de vida

A nutrição infantil é um dos fatores de maior destaque na infância de um bebê. A alimentação balanceada, recomendada por um médico e/ou nutricionista, além da amamentação materna, fornece os nutrientes necessários para o crescimento e o desenvolvimento da criança. Inclusive o ferro, um dos nutrientes com maior índice de carência pelo mundo. Esse dado é de um estudo publicado pelo Journal of Pediatric Gastroenterology and Nutrition.

 

20161024_1000dias_post

 

Segundo o artigo, o ferro tem papel de destaque principalmente nos 2 primeiros anos da criança, quando a velocidade de crescimento é alta. A presença desse micronutriente na dieta do pequeno, em alimentos como a carne, por exemplo, estimula seu desenvolvimento físico.

O ferro também colabora com o crescimento cerebral e o desenvolvimento cognitivo nessa fase. E é um aliado para o aprendizado da criança, podendo ter efeito positivo no desempenho acadêmico no futuro. Uma dieta rica em ferro ainda serve como prevenção contra a anemia por falta de ferro, uma das doenças mais comuns ao redor do mundo.

Procure a orientação de um especialista para garantir uma alimentação balanceada para seu filho. Após os 6 meses, quando a introdução alimentar é recomendada juntamente com a amamentação, é importante incluir na dieta alimentos como carne, vegetais e feijão.

 

Bibliografia: Domellöf M et al. Iron Requirements of Infants and Toddlers. JPGN. 2014;58: 119-129.