Gestação saudável: quais nutrientes incluir na dieta?

Uma alimentação adequada é essencial para uma gravidez tranquila e para o desenvolvimento do bebê

Médicos ao redor do mundo apontam que um estilo de vida saudável e alimentação balanceada devem ser adotados por todas as pessoas. Durante a gravidez, período importante para o desenvolvimento do bebê e para a saúde da mãe, essa recomendação é ainda mais necessária. Um artigo publicado pela Academy of Nutrition and Dietetics sobre as escolhas para uma gestação saudável relacionou alguns dos nutrientes imprescindíveis durante a gravidez. Descubra quais são:
Gestação saudável quais nutrientes incluir na dieta
Ácido fólico
Nutriente importante não apenas para grávidas, mas também para quem quer engravidar, por possuir propriedades de prevenção contra a má-formação do bebê, principalmente defeitos do tubo neural (DTN).

Ferro
Nos dois primeiros trimestres da gravidez, o ferro ajuda a evitar o trabalho de parto prematuro e o baixo peso do recém-nascido, além de diminuir o risco de anemia.

Vitamina D
Os especialistas ainda estão avaliando os efeitos da vitamina D na gestação, mas novos estudos indicam que, além de ser benéfica para a saúde óssea de mães e bebês, a suplementação com vitamina D tende a reduzir o risco de pré-eclâmpsia.

Colina
Este nutriente pode ser encontrado no ovo e auxilia no desenvolvimento cerebral da criança. A nutrição adequada, desde o início da vida, é fundamental para o desenvolvimento e funcionamento do organismo como um todo.

Iodo
Durante a gravidez, as necessidades de iodo no corpo aumentam. O iodo é necessário para o desenvolvimento e para o crescimento normal do feto.

O acompanhamento de médicos e nutricionistas é essencial para garantir a nutrição adequada para grávidas, portanto, busque sempre a orientação de profissionais de saúde.

Bibliografia: Position of the Academy of Nutrition and Dietetics: Nutrition and Lifestyle for a Healthy Pregnancy Outcome. J Acad Nutr Diet. 2014;114:1099-1103.