Dormir bem: como o sono influencia o desenvolvimento da criança

O sono tranquilo tem um papel fundamental nos primeiros anos de vida do pequeno

Nada como uma boa noite de sono para se preparar para o dia seguinte, não é? Isso também vale para as crianças. Durante a infância, elas passam por transformações gigantescas que exigem descanso. Mas qual o papel do sono no crescimento infantil?
Dormir bem- como o sono influencia o desenvolvimento da criança
Segundo artigo da Enciclopédia sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância, hábitos sadios de sono são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo, comportamental, físico e até emocional dos pequenos.
Crianças que dormem pouco ou, pior, que costumam acordar com frequência durante a noite podem sofrer impactos negativos no comportamento. De acordo com o estudo, elas podem ficar mais agressivas quando não dormem bem. Além disso, os problemas no sono muitas vezes afetam a estrutura da família toda: é comum que pais acabem indo dormir no quarto dos filhos ou que não durmam, gerando situações de estresse.
Melhorar o sono da criança, além de prevenir possíveis distúrbios, é importante para a rotina familiar. Os pais devem estabelecer uma rotina diária, com horários para dormir e acordar. Quanto mais cedo conseguirem regular o sono do pequeno, melhor para todos!

Bibliografia: De que forma o sono influencia no desenvolvimento infantil? Radar da Primeira Infância. 2015. Disponível em: radardaprimeirainfancia.org.br

Sono. Enciclopédia sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância. Disponível em: enciclopedia-crianca.com