DHA: Conheça este importante nutriente para o cérebro de seu filho

Segundo o I Consenso da Associação Brasileira de Nutrologia, a ingestão desta gordura na infância ajuda no desenvolvimento da criança

DHA- Conheça este importante nutriente para o cérebro de seu filho
Você sabia que os dois primeiros anos são os mais importantes para o crescimento de seu filho? Esta é a conclusão do I Consenso da Associação Brasileira de Nutrologia sobre recomendações de DHA em diferentes fases da vida, que mapeou a importância do DHA na dieta de grávidas e crianças. Para os especialistas, a ingestão de alimentos ricos em DHA, uma gordura da mesma família do Ômega-3, nesta fase da vida possui um importante papel para o desenvolvimento cerebral e visual do bebê.
Mas onde encontrar este nutriente? Recém-nascidos recebem o DHA através da amamentação. Por isto, é importante que a mamãe fique atenta à alimentação e inclua pescados ricos nesta gordura em sua dieta, como salmão, sardinha, atum, arenque e cavala. As crianças maiores, além do leite materno, podem incluir também pequenas quantidades de peixes na alimentação.

O DHA é uma gordura da família do Ômega-3 que pode ser encontrada em peixes como salmão, sardinha, atum, cavala e arenque.

A dieta rica nesta gordura, junto com os estímulos que as crianças recebem no dia a dia, ajudam o cérebro dos pequenos a se desenvolver melhor. A ingestão do nutriente também tem efeito nos processos cognitivos da criança, o que pode auxiliar em sua capacidade de aprendizado.

Bibliografia: I Consenso da Associação Brasileira de Nutrologia sobre recomendações de DHA durante gestação, lactação e infância. International Journal of Nutrology. 2014, 7(3): 1-13.