Descubra os benefícios que a música traz para seu filho

Além de servir para relaxar, a música também pode ser uma grande aliada para o aprendizado e o desenvolvimento do bebê

Que a música é uma ótima companheira na hora do relaxamento, muita gente já sabe. O que talvez seja novidade é que as canções também podem ser extremamente importantes para o desenvolvimento da criança. Essa foi a conclusão de um estudo publicado em 2016 pela Revista de Pediatria do Centro Hospitalar do Porto, em Portugal.

shutterstock_236380513

De acordo com o artigo, a música tem diversos efeitos positivos nas células cerebrais e nas habilidades da criança. Entre elas, o estímulo à capacidade de comunicação de seu filho. As canções auxiliam o desenvolvimento da linguagem do bebê e podem facilitar o processo de aprendizagem. Elas também influenciam positivamente a memória, a atenção e as funções motoras devido à plasticidade do cérebro nos primeiros anos de vida.

O estudo aponta ainda que a música pode ter um papel de transformação na criança e no ambiente ao seu redor. Isso porque estimula expressões criativas e espontâneas, além de habilidades artísticas. As canções também ajudam a evocar memórias emocionais e a fortalecer relações humanas, aumentando a empatia e os vínculos com outras pessoas.

E não é preciso esperar a criança nascer para usar a música como uma aliada. A partir da 20ª semana de gestação, o bebê já reconhece sons na barriga e começa um aprendizado musical. Além disso, músicas com ritmos suaves e lentos são benéficas para acalmar mãe e bebê durante a gravidez. Após o nascimento, elas também ajudam o bebê a dormir.

Bibliografia: Areias JC. A música, a saúde e o bem-estar. Revista de Pediatria do Centro Hospitalar do Porto. 2016; XXV(1).