Como as brincadeiras afetam o desenvolvimento do bebê?

Os momentos de recreação entre pais e filhos não servem apenas para diversão. Brincar com os pequenos também é uma forma de ensinar

Nos primeiros meses de vida, o bebê está em um momento de grandes descobertas. Há uma infinidade de coisas para conhecer do lado de fora da barriga e a criança está interessada em ver tudo. Saber como usar esse interesse é importante para desenvolver as habilidades dos pequenos no futuro.
Um artigo publicado pela organização Zero to Three relacionou algumas dicas para os pais colocarem em prática nos primeiros 1.000 dias da criança. Confira!
Como as brincadeiras afetam o desenvolvimento do bebê
Use objetos coloridos
As cores fortes costumam chamar a atenção do pequeno. Balance brinquedos na frente dele e observe se consegue capturar seu interesse.

Aposte em repetições
Ações repetidas ajudam a criança a entender relações de causa e efeito. Brinquedos como chocalhos e instrumentos musicais fazem bem essa tarefa.

Deixe o bebê descobrir como funciona
Estimule a curiosidade de seu filho. Isso inclui deixar que ele aperte botões ou balance um brinquedo ao invés de mostrar como ele deve agir.

Crie uma área para a criança se movimentar
Conforme o bebê vai crescendo, ele começa a explorar novos movimentos como rolar, sentar ou empurrar objetos. Monte uma área de segurança em casa para que seu filho possa se mover de um lado para o outro e descobrir o que pode fazer.

Brinque com a criança e use os momentos de diversão para estimular o desenvolvimento do bebê!

Bibliografia: O poder do brincar: de zero a três anos. Radar da Primeira Infância. 2015.
Disponível em: radardaprimeirainfancia.org.br

Stages of Play From Birth to 6 Months: A Full-Body Experience. 2015. Disponível em: zerotothree.org

Stages of Play From 6-12 Months: Discovering Connections. 2015. Disponível em: zerotothree.org