Cinco benefícios da prática de exercícios na gravidez

Descubra o que as atividades físicas podem fazer para a saúde da mãe durante a gestação

Você sabia que praticar atividades físicas pode ser importante para sua gestação? Segundo artigo publicado pela Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, a prática saudável de exercícios, em intensidade leve e sempre com orientação de um profissional, além de não trazer riscos para o bebê, pode promover benefícios físicos e psicológicos para a mãe. Veja alguns deles:
Cinco benefícios da prática de exercícios na gravidez
Diminui o ganho de peso durante a gestação
Mulheres ativas fisicamente evitam o excesso de peso na gravidez e também no período pós-parto.

Melhora a flexibilidade e o relaxamento muscular
Reservar alguns minutos durante a semana para se alongar ajuda a melhorar a flexibilidade da mãe e a diminuir dores musculares.

Ajuda na prevenção de diabetes gestacional
A atividade física serve como uma aliada na luta contra diabetes durante a gravidez. De acordo com estudo realizado no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, 5% das gestantes apresentam quadros da doença.

Fortalece a musculatura da mãe
Nesse período, o corpo da mulher está sobrecarregado devido ao peso do bebê. Os exercícios ajudam a deixá-lo mais preparado para passar por essa fase.

Reduz sintomas indesejáveis
As atividades físicas também podem ajudar a aliviar cãibras, edema e fadiga durante a gravidez.

Antes de começar a se exercitar, procure acompanhamento de um profissional da saúde. Ele poderá avaliar as condições da gravidez e determinar se há contraindicações clínicas para a gestante.

Bibliografia: Nascimento SL, et al. Recomendações para a prática de exercício físico na gravidez: uma revisão crítica da literatura. Rev Bras Ginecol Obstet. 2014;36(9):423-31.
Lima FR, Oliveira N. Gravidez e exercício. Rev Bras Reumatol. 2005;45(3): 188-90.