Você sabe quando o cérebro do bebê começa a se formar?

Grandes transformações acontecem logo nas primeiras semanas de gravidez. Certos cuidados nesse período são essenciais

É só o início da gravidez, mas já é hora de tomar alguns cuidados. Afinal, apesar da gestação estar apenas no comecinho, muita coisa acontece na barriga da mamãe. O cérebro do bebê, por exemplo, esta importante “máquina” do corpo humano, começa a ser formado já nas primeiras semanas da gravidez: nos 22 primeiros dias do bebê.
Você sabe quando o cérebro do bebê começa a se formar?
Segundo um artigo da revista de nutrição Nutrition Reviews, é nesse período que o tubo neural é formado, uma estrutura embrionária que dá origem ao cérebro e à medula espinhal do bebê.

O cérebro do bebê começa a se formar nos 22 primeiros dias da gestação.

Os processos do cérebro do bebê se desenvolvem com bastante rapidez nos primeiros meses da gravidez. O aumento da quantidade e do tamanho das células nervosas, por exemplo, ocorre com uma alta velocidade nesse período. Assim como a organização das sinapses, que são os pontos de comunicação entre os neurônios.
Os cuidados nessa fase da gestação são imprescindíveis. Alimentação balanceada e acompanhamento médico são necessários para se certificar de que a saúde do seu bebê esteja bem e que ele se desenvolva da melhor forma possível.

Bibliografia: Prado EL, Dewey KG. Nutrition and brain development in early life. Nutr Rev. 2014;72(4): 267-284.