Agressividade: como os pais devem lidar?

É preciso ficar de olho no comportamento agressivo da criança para não perder o controle

Muitos pais e mães sofrem desde cedo com episódios de agressividade de crianças. Puxões de cabelo, tapas e até pequenas mordidas são as formas como elas encontram de manifestar suas emoções quando são pequenas. Mas, segundo cartilha do Centro de Excelência para o Desenvolvimento na Primeira Infância, do Canadá, esses comportamentos agressivos precisam ser evitados logo, antes que o quadro se agrave. Confira dicas do que fazer:
Agressividade- como os pais devem lidar_
Fique de olho!
De acordo com a cartilha, os pais precisam supervisionar as primeiras interações da criança. Assim, fica mais fácil agir quando ela manifestar qualquer sinal de agressão.

Desencoraje comportamentos agressivos
Não ria nem seja tolerante demais com o pequeno. Se ele fizer algo errado, aponte o que você não gostou. Regras claras e disciplina são essenciais na infância.

Ensine a pedir desculpas
Se a criança já estiver falando, faça com que ela se desculpe por seu comportamento. Ela precisa entender que seus erros afetam as pessoas ao seu redor e que não deve repeti-los.

Bibliografia: Intervenções preventivas que reduzem a agressividade em crianças pequenas. Radar da Primeira Infância. 2014. Disponível em: radardaprimeirainfancia.org.br

Comportamentos agressivos – compreender para lidar melhor. Centres of Excellence for Children’s Well-being. 2010. Disponível em: enciclopedia-crianca.com