5 escolhas para tornar seu estilo de vida mais saudável durante a gravidez

Mudar pequenos costumes no dia a dia é essencial para a saúde da gestante e do bebê

A gestação é uma fase que exige cuidados. Por isso, algumas mudanças na rotina podem ser necessárias em busca da saúde de mães e bebês. Esta é a indicação da Academy of Nutrition and Dietetics (ADA), que aponta medidas importantes para diminuir o risco de má-formação do feto, sobrepeso materno e doenças crônicas em grávidas e bebês. Confira!

5 escolhas para tornar seu estilo de vida mais saudável durante a gravidez
1. Gaste energia.
Exercícios físicos, moderados e seguindo a orientação de especialistas, ajudam a diminuir em 48% o risco de hiperglicemia (alto teor de açúcar no sangue). Além disso, são essenciais para evitar o ganho excessivo de peso e suas consequências, como o aumento da pressão arterial.

2. Tome água. Muita!
Hidratar-se corretamente é importante para todo mundo, mas, nesta fase da vida, é fundamental. A indicação é que grávidas devem consumir pelo menos 3 litros de água por dia.

3. Consuma fontes de vitamina D e cálcio
A associação destes dois nutrientes é fundamental para a manutenção da saúde dos ossos da mãe e para a formação da massa óssea do bebê. Portanto, além da exposição ao sol, em horários adequados e com as devidas proteções, é essencial consumir fontes lácteas. Consulte um médico ou nutricionista para as devidas orientações.

4. Inclua peixes na dieta diária.
O valor nutricional de pescados na dieta da grávida é enorme. Peixes como salmão, sardinha, atum, cavala e arenque, por exemplo, são ricos em DHA, uma gordura importante para o desenvolvimento do bebê.

5. Não exagere na cafeína.
Segundo a Faculdade Americana de Obstetras e Ginecologistas, o consumo de cafeína por grávidas ou mulheres planejando engravidar não deve exceder o volume de 200mg por dia.

Bibliografia: Position of the Academy of Nutrition and Dietetics: Nutrition and Lifestyle for a Healthy Pregnancy Outcome. J Acad Nutr Diet. 2014; 114: 1099-1103.