5 dicas para estimular seu filho a falar

Ansiosos para ouvir a primeira palavra do bebê? Confira algumas coisas que os pais podem fazer desde cedo para ajudar a criança

A ansiedade em torno da primeira palavra do bebê costuma ser grande. Para a felicidade de mães e pais, há uma lista grande do que fazer nos primeiros meses de vida da criança para estimular a fala. Selecionamos algumas dicas do Programa Primeira Infância Melhor (PIM), da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, do que fazer para estimular a linguagem do bebê. Confira!
5 dicas para estimular seu filho a falar
1. Faça o Teste da Orelhinha.
Antes de qualquer coisa é preciso verificar se seu filho está ouvindo bem. Por isso, procure um médico logo no primeiro mês para realizar o teste com seu bebê.

2. Crie uma conexão.
Olhares, sorrisos… Tudo isso vai ser importante lá na frente. Em todas as atividades que for realizar com seu filho, seja na amamentação ou na hora do banho, busque ter uma relação forte com a criança. É importante que o bebê confie em você.

3. Converse com a criança.
Não é preciso esperar seu filho ficar mais velho para começar a falar com ele. Converse com o bebê e descreva o que está fazendo durante as atividades diárias. Use um tom de voz normal para estimular a conversa.

4. Conte histórias para seu filho.
Nos primeiros meses, é muito comum que a criança imite os sons que escuta dos mais velhos. Então, busque contar histórias curtas ou imitar o barulho de animais para chamar a atenção do bebê.

5. Cante sem medo.
Músicas são boas formas de interagir com seu filho. Vale qualquer ritmo e elas podem ser acompanhadas de palmas e até passos de dança. O importante é se divertir!

Bibliografia: Como estimular o desenvolvimento da linguagem? Radar da Primeira Infância. 2015. Disponível em: radardaprimeirainfancia.org.br

Como estimular o desenvolvimento da linguagem do seu filho? Programa Primeira Infância Melhor. 2014. Disponível em: pim.saude.rs.gov.br